TBS Ambiental ministra minicurso e palestra na PUC de Campinas

Na última quarta-feira, a TBS Ambiental esteve presente na 19ª Semana Integrada do CEATEC, evento que reúne os estudantes dos cursos de Engenharia e Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP), no interior de SP.

Durante esta semana, os alunos participam de atividades relacionadas às matérias que aprendem em aula e também ao mercado de trabalho, unindo a teoria e a prática para moldar mentes que ocuparão posições de destaque dentro de poucos anos.

A TBS Ambiental participou do evento ministrando um minicurso e uma palestra. O minicurso falou sobre a importância da água no Brasil e no mundo, abordando temas importantes e recentes como a contaminação por fibras de plástico e as futuras disputas internacionais por este bem tão valioso, que poderá ser alvo de guerras como ocorreu com o petróleo no século XX. “É importante conscientizar as próximas gerações de tomadores de decisão sobre a importância da preservação da água. Com o crescimento populacional esperado, o desmatamento avançando e o clima sofrendo alterações, acho prudente afirmar que não tardará para que tenhamos conflitos armados em determinadas regiões do planeta. O homem pode até ficar sem comer por semanas, mas a desidratação é rápida e mortal, tornando este bem valiosíssimo”, disse Thyago Szoke, sócio diretor da empresa.

Já a palestra abordou as licenças ambientais básicas: a Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), além de trazer aos presentes uma reflexão sobre a importância destas e do peso de suas assinaturas como engenheiros e arquitetos responsáveis em obras. “Os estudantes de hoje precisam de alguém que lhes diga que certos assuntos são sérios demais para serem ignorados ou não levar a devida importância. Como advogado, lhes digo: tenham muita cautela com o que irão assinar. O dono da obra pode obter vantagem financeira substituindo materiais ou modificando o projeto, mas quem irá responder até mesmo criminalmente são vocês. As leis ambientais estão cada vez mais rigorosas”, disse Fernando Luis Turella Borges, diretor da TBS Ambiental, ao público presente, que ouvia com atenção. “Não quero tê-los como clientes na área criminal”, completou.

Com a coordenação geral do Prof. Leandro Xastre, a 19ª Semana Integrada levou o nome do professor de Arquitetura e Urbanismo, Ricardo de Souza Campos Badaró, falecido na semana que antecedeu o evento.

Confira algumas fotos:

Fonte: Press Release